BACON E A CIÊNCIA

(Londres, 22 de Janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626)

Bacon continua o livro falando da divisão da FILOSOFIA que é DIVINA, NATURA e HUMANA. No que toca a filosofia divina - Bacon- não vê grandes falhas somente chama a atenção para os excessos de fantasias e recomenda não misturar o conhecimento teológico do filosófico.

Por sua vez, a FILOSOFIA NATURAL divide-se em ESPECULATIVA, OPERATIVA e RELATÓRIO DE PESQUISA. A filosofia especulativa divide-se em FÍSICA e METAFÍSICA, esta divide-se em MATEMÁTICA que divide-se em matemática MISTA e PURA. A parte OPERATIVA divide-se em 3 partes: EXPERIMENTAL, FILOSÓFICA e MÁGICA. E, por fim, os relatórios de pesquisa que servem para registrar as DÚVIDAS e as AFIRMAÇÕES; as dúvidas são de 2 tipos: PARTICULARES e GERAIS.

A FILOSOFIA HUMANA é dividida em 2 partes a PARTICULAR (estuda o homem isoladamente), e a CONJUGADA (estuda o homem em sociedade). A filosofia humana particular diz que o homem é CORPO e MENTE; o corpo possuem as qualidades da SAÚDE, BELEZA, FORÇA e PRAZER. A mente possui a sua NATUREZA e as suas FUNÇÕES (ou faculdades). As funções são RACIONAL e MORAL; à função racional: INVENTAR, JULGAR, LEMBRAR e TRANSMITIR. Quanto a natureza da mente (e não alma) é dividida em FASCINAÇÃO e ADVINHAÇÃO; a advinhação em RACIONAL e EXPERIMENTAL.

No que toca o estudo do homem em sociedade Bacon subdivede em CONVERSAÇÃO, NEGOCIAÇÃO e GOVERNO.

Estes parágrafos acima resume toda este livro, a leitura pormenorizada do livro é indispensável para aqueles que querem conhecer melho o filósofo Francis Bacon. No que toca a MENTE, Bacon, diferencia-se de René Descartes pelo fato de Descartes nomeia ALMA e dizer que o homem conhece melhor a alma do que o corpo (cf. em Meditações Metafísicas); Descartes não leva em conta o conceito de MASSA; Francis Bacon diz que o homem possui corpo e mente que cria invenções, que pensa o mundo prático e Bacon considera o conceito de massa, volume relevantes para compreender a física.

Em fim, neste livro Francis Bacon faz um resumo do conhecimento de seu tempo apontando as falhas para que a posteridade possa corrigi-las.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Burgueses X Proletariados

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

A Mais-Valia e a Desigualdade Social